Brasil tem o menor número de auditores fiscais do trabalho em 30 anos

Published on 20/03/2023 - 16:25 By Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Brasil tem pouco mais da metade dos cargos de auditores fiscais do trabalho ocupados. Segundo o Sindicato Nacional da categoria, o país possui atualmente 3.644 vagas, mas apenas 1.949 auditores na ativa.

O presidente da entidade, Bob Machado, destaca que esse é o menor número em 30 anos. 

A função dos auditores fiscais do trabalho ganhou atenção com os casos recentes de resgates de trabalhadores em situação semelhante à de escravo. Esses profissionais também atuam contra o trabalho infantil e as fraudes trabalhistas.

Machado afirma que a fiscalização do trabalho exige a presença física do servidor e, nesse caso, o avanço tecnológico não consegue substituir a ação humana. Por isso, Machado defende a realização de um concurso público. O último, segundo ele, foi em 2013.

Nós procuramos o Ministério do Trabalho e Emprego para comentar esses números e a possibilidade de um concurso, mas não tivemos resposta até o fechamento desta matéria.

 

Edition: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justice

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economy

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
General

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Sports

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo