Ucrânia e migração são temas da cúpula da Comunidade Política Europeia
O Reino Unido recebe, nesta quinta-feira (18), a quarta reunião da Comunidade Política Europeia (CPE) na qual cerca de 50 líderes vão discutir questões como a Ucrânia, a imigração, a defesa da democracia e a energia.
Ao chegada à cimeira, em Oxford, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que o comando da aliança de apoio à Ucrânia vai estar operacional em setembro.
Com o tema da segurança em cima da mesa, Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, considera que é impossível encontrar uma solução no campo de batalha.
O Reino Unido manifestou o desejo de fazer do encontro uma plataforma para pressionar a continuação do apoio militar e financeiro internacional à Ucrânia, para que o país se defenda da guerra em curso com a Rússia, iniciada com a invasão do território ucraniano pelas tropas russas em fevereiro de 2022.
Comunidade
Iniciativa promovida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, a CPE foi formada em 2022 como uma estrutura informal de diálogo político intergovernamental.
O objetivo é promover a cooperação no continente sobre temas de interesse comum, questões que abrangem não só os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) mas também outros países da região.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, estará ausente por questões de saúde, assim como o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Sob recente gestão do Partido Trabalhista, o Reino Unido de Keir Starmer tem interesse em celebrar um acordo de segurança com o bloco europeu e desenvolver uma colaboração mais estreita na questão das migrações.
Esta é a quarta reunião da CPE, estando a próxima prevista para novembro, em Budapeste.