logo Agência Brasil
General

Santuário de Aparecida celebra o Dia da Padroeira do Brasil no sábado

Programação começa na madrugada do sábado, 12 de outubro
Baixar
Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional
11/10/2024 - 15:18
São Paulo
Aparecida (SP) - Santuário de Aparecida. Foto: Ken Chu/Secretaria Turismo SP
© Ken Chu/Secretaria Turismo SP

Começa na madrugada deste sábado a programação do Dia da Padroeira, celebrado em 12 de outubro, e que atrai todos os anos milhares de fiéis ao Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país.

Da meia noite desta sexta até as 4h30 da madrugada acontece a Vigília Mariana; depois vem a Alvorada, até que, às 6h da manhã é rezada a primeira missa do evento. 

Às 9h, acontece a Missa Solene, considerada a principal celebração do dia, e que vai ser presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ainda estão previstas outras missas: ao meio dia, a Missa das Crianças, quando também acontece o Toque dos Sinos.

Às 15h, é feita a Consagração Solene na Basílica Histórica; às 16h, mais uma missa; e às 18h, a Missa do Encerramento, seguida da Procissão Solene e um show pirotécnico.

O Santuário Nacional de Aparecida pode abrigar até 35 mil pessoas por celebração. Na edição do ano passado, entre 3 e 12 de outubro, a Basílica de Aparecida recebeu mais de 330 mil visitantes.

A Basílica já foi visitada por três papas: João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007; e o Papa Francisco, em 2013.

A cidade de Aparecida fica a 180 km da capital paulista, e o principal acesso é pela Via Dutra, que interliga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para quem não conseguiu ou não vai poder se deslocar até Aparecida, pode acompanhar toda a programação pela internet, buscando pelo portal A12. Outra opção é assistir pela TV Aparecida, que tem sinal na tv aberta ou por streaming