logo Agência Brasil
Economy

Meu INSS Vale+: ministério lança regras para bancos interessados

Iniciativa vai permitir que segurados adiantem até R$ 150 do benefício
Baixar
Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional
09/12/2024 - 19:51
Brasília
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social divulgou as regras para os bancos que querem participar do programa Meu INSS Vale+.

A iniciativa, lançada em novembro, permite aos segurados do INSS adiantarem até R$ 150 de seus benefícios, sem juros ou taxas.

O valor será descontado de uma só vez no mês seguinte.

O objetivo é ajudar os beneficiários a cobrir despesas urgentes, como remédios, alimentação, gás e transporte, evitando que recorram a empréstimos.

A estimativa é que 38 milhões de pessoas sejam beneficiadas, entre aposentados, pensionistas e quem recebe o BPC, o Benefício de Prestação Continuada.

Os bancos interessados devem firmar acordo com o INSS e terão de 30 dias a 60 dias, após receberem as instruções, para começar a oferecer o serviço.

As instituições que aderirem devem fornecer um cartão gratuito aos beneficiários, que será usado exclusivamente para o adiantamento, sem permitir saques ou apostas.

O valor será liberado em até cinco dias úteis após a contratação. Em caso de interrupção do benefício, o banco ficará com o prejuízo.

O programa não afeta outras modalidades de consignado e não torna o INSS responsável por dívidas assumidas pelo beneficiário junto ao banco.