logo Agência Brasil
Politics

Cirurgia de Lula foi bem-sucedida e funções cerebrais estão intactas

Médicos afirmaram que o presidente deve ficar internado por uma semana
Baixar
Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional
10/12/2024 - 10:42
São Paulo
Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupera bem da cirurgia para conter uma hemorragia intracraniana realizada na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. De acordo com o líder da equipe médica que acompanha o presidente, Roberto Kalil Filho, pela manhã, Lula já estava acordado e lúcido.

Em coletiva na manhã desta terça, o médico falou sobre a cirurgia no cérebro do presidente e comentou sobre a recuperação de Lula.

"Durante a noite, o presidente foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, nessa unidade, foi submetido a uma cirurgia para a drenagem do hematoma do sangramento do cérebro. O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado, encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação aí nos próximos dias".

A expectativa da equipe médica que acompanha o presidente é de que ele retome as atividades já na semana que vem. Lula vai seguir em observação na unidade de terapia intensiva (UTI) nas próximas 48 horas.

Nessa segunda-feira (9), o presidente Lula sentiu dores de cabeça e foi atendido na unidade do Sírio-Libanês, em Brasília. Depois de exames de tomografia, a equipe médica decidiu transferi-lo para São Paulo, onde foi submetido à cirurgia.

Lembrando que no dia 19 de outubro deste ano, o presidente sofreu uma queda em casa, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele bateu a cabeça e precisou de pontos na região da nuca.

O médico neurologista da equipe, Rogério Tuma, comentou sobre a relação entre o acidente doméstico e o hematoma que o presidente desenvolveu no crânio:

"Ele teve a queda, na queda ele fez uma contusão cerebral e ele fez a coleção dos dois lados. Ele já tinha absorvido o primeiro sangramento e aí acabou tendo um segundo, mas é tudo provavelmente consequente à queda.

Segundo a equipe médica, o procedimento feito no crânio do presidente vai ter cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura.

* reportagem atualizada às 18:12 para inclusão de informações