logo Agência Brasil
Economy

Novembro: inflação registra alta de 0,39% e acumula 4,87% em 12 meses

Energia elétrica e alimentação impactam inflação de novembro
Baixar
Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
10/12/2024 - 11:29
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo  SP 27/06/2024 presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, na sede do BC, na Avenida Paulista divulgam Relatório da Inflação. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
© Paulo Pinto/Agencia Brasil

A inflação em novembro foi de 0,39% e ficou 0,17 ponto percentual abaixo da taxa de outubro. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 4,87%, acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, foi divulgado nesta terça-feira pelo IBGE.

O resultado de novembro foi influenciado pelas altas em três dos nove grupos pesquisados. Alimentação e bebidas teve o maior impacto, conforme explica o gerente da pesquisa, André Almeida.

Por outro lado, a maior queda registrada em novembro veio de Habitação, com taxa de -1,53%. Segundo o IBGE, o resultado foi impactado pelo subitem energia elétrica residencial, que caiu 6,27% com a vigência da bandeira tarifária amarela a partir de 1º de novembro.

O IBGE também divulgou o INPC. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor teve alta de 0,33% em novembro, 0,28 ponto percentual abaixo da taxa de outubro. Nos últimos 12 meses, o INPC acumula alta de 4,84%.

Os próximos resultados do IPCA e do INPC, referentes a dezembro, serão divulgados em 11 de janeiro.