Giro internacional: Egito não vai auxiliar deslocamento de palestinos
![REUTERS/Mohammed Salem Palestinos observam destroços de prédio destruído em ataque israelense em Khan Younis
17/10/2023
REUTERS/Mohammed Salem](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Índia
Na Índia, um tumulto em um festival religioso deixou ao menos 40 mortos. O evento está sendo considerado a maior aglomeração humana do mundo, com 400 milhões de pessoas em seis semanas. Pelo menos outras 60 pessoas ficaram feridas. Muitas das vítimas estavam dormindo e foram pisoteadas quando multidões avançaram em direção à confluência de três rios, onde o banho é considerado especialmente sagrado. Era o principal dia do festival hindu Kumbh Mela. Desde a abertura, há duas semanas, quase 148 milhões de pessoas já participaram do evento. Hoje, eram esperadas 100 milhões.
Egito
O presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, disse hoje que o país não participará do deslocamento de palestinos, o que chamou de "ato de injustiça que ameaçaria a segurança egípcia”. No último sábado, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o Egito e a Jordânia deveriam acolher palestinos da Faixa de Gaza. Falando em uma coletiva de imprensa com o presidente queniano, William Ruto, el-Sisi disse que o Egito trabalharia com Trump para alcançar a paz entre Israel e os palestinos, com base em uma solução de dois estados.
EUA
Nos Estados Unidos, a Casa Branca decidiu revogar uma medida que havia congelado empréstimos federais, subsídios e outras assistências financeiras a centenas de programas em todo o país. A revogação veio poucas horas antes da análise pela justiça da contestação feita por 23 unidades da federação. Ontem (28), em um caso separado movido por um grupo de organizações sem fins lucrativos, um tribunal federal já havia determinado a retomada dos repasses. Na terça-feira, o presidente Donald Trump havia suspendido os pagamentos até que os programas fossem reavaliados.
Também nos Estados Unidos, um novo decreto do governo vai supostamente combater o que chamou de "explosão de ataques a judeus americanos em campi universitários e ruas" desde o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023. Em um comunicado, a Casa Branca afirmou que estrangeiros residentes que se juntaram a protestos pró-jihadistas serão encontrados e deportados, e que os vistos de estudantes simpatizantes do Hamas serão rapidamente cancelados.
*Com informações da Reuters
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil. Brasília-DF 01/02/2025 Senador Davi Alcolumbre foi eleito novo presidente do Senado Nacional. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil O senador Marcos do Val durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para votação do projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)