Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 73 votos
Foi quase uma unanimidade. 73 votos, e o ainda presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou o resultado:
“Senador astronauta Marcos Pontes. quatro votos. Senador Davi Alcolumbre, 73 votos. Senador Eduardo Girão, quatro votos. Nenhum voto em branco. Total 81 votos de senadores e senadoras. Tenho a honra de proclamar eleito presidente do Senado Federal, que exercerá o mandato no biênio 2025/2026, o senador Davi Alcolumbre.”
No primeiro discurso depois de empossado, Davi Alcolumbre falou em diálogo e em pacificação. E deixou bem claro: vai trabalhar a favor do governo, mas garantindo a independência dos senadores.
“A agenda que foi eleita na última eleição foi agenda apresentada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Nenhum senador e nenhuma senadora tem autoridade de atrapalhar a agenda do governo. O governo terá a sua agenda totalmente respeitada, aliás, nós vamos ajudar na agenda do governo no que couber ao Parlamento. Mas nós queremos o direito de dizer que nós concordamos com isso ou não concordamos com aquilo.”
Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais já havia dito que o presidente deve se encontrar com os novos presidentes da Câmara e do Senado para tratar de projetos importantes para o governo nas duas casas.
Inclusive, logo após a eleição, Lula parabenizou o senador Alcolumbre. Também falou em harmonia entre as instituições e num caminhar juntos na defesa da democracia e de um país mais desenvolvido.
Depois do novo presidente da casa empossado, os senadores elegeram, por aclamação, os demais integrantes da Mesa Diretora. Para a primeira vice-presidência, Eduardo Gomes, do PL; para a segunda, Humberto Costa, do PT. A primeira, segunda, terceira e quarta secretarias couberam aos senadores Daniella Ribeiro, do PSD; Confúcio Moura, do MDB; Ana Paula Lobato, PDT; e Laércio Oliveira, do PP, respectivamente.
Na segunda-feira (3), início dos trabalhos legislativos. Sessão do Congresso Nacional já convocada para às 16 horas. Entre as primeiras missões dos parlamentares está a de definir presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.