logo Agência Brasil
Politics

Senado: Marcos do Val e Soraya Thronicke retiram canditatura

Davi Alcolumbre, Marcos Pontes e Eduardo Girão seguem na disputa
Baixar
Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional
01/02/2025 - 15:03
Brasília
 O senador Marcos do Val durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado  para votação do projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Finalizados os discursos dos candidatos, dois senadores retiraram as candidaturas à presidência do Senado: Marcos do Val e Soraya Thronicke, os dois do Podemos. Com isso, três parlamentares seguem na disputa: Davi Alcolumbre, do União Brasil; Marcos Pontes do PL; e Eduardo Girão, do Novo.

A votação ocorre por meio de cédula de papel. Os senadores são chamados nome a nome seguindo a ordem de criação do estado. Vence quem tiver a maioria dos votos. Ou seja, 41.

Depois de empossado o novo presidente, ele passa a comandar a votação para os demais cargos da mesa diretora. Para a primeira vice-presidência, Eduardo Gomes, do PL; para a segunda vice-presidência, Humberto Costa, do PT. A primeira, segunda, terceira e quarta secretarias vão caber aos senadores Daniella Ribeiro, do PSD; Confúcio Moura, do MDB; Ana Paula Lobato, PDT; e Laércio Oliveira, do PP, respectivamente.