Ações da PF impõem prejuízo de R$ 5,6 bi a organizações criminosas
![Jamile Ferraris/MJSP Brasília (DF), 29/01/2025 - Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante apresentação das Ações da Polícia Federal. Foto: Jamile Ferraris/MJSP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
As organizações criminosas no Brasil tiveram um prejuízo de R$ 5,6 bilhões no ano passado, por causa das ações da Polícia Federal. O valor é 70% maior em relação a 2023. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância desse resultado para a sociedade: “esses dados não apenas demonstram o êxito das operações, mas também o impacto direto na redução da capacidade de ação de facções criminosas em nosso país. São resultado de um trabalho incansável, que se propõe não só ao combate ostensivo, direto, ao crime organizado, mas também à desarticulação das estruturas financeiras dessas organizações”.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, destacou que o resultado não inclui bloqueio de bens e abrange vários tipos de crimes.
A repressão ao tráfico de drogas destruiu 76% a mais de pés de maconha, apreendeu 15% a mais da droga e 2,8% a mais de cocaína ante 2023, como explicou Andrei Rodrigues: “ultrapassamos 74 toneladas de cocaína apreendida, quase 480 toneladas de maconha, e aqui também é a erradicação de maconha, ou seja, as plantações de maconha, que nós fazemos operações seguidas, inclusive, em parceria com a polícia do Paraguai, que atuamos muito fortemente em conjunto nessa área”.
O diretor-geral da PF disse ainda que aumentou em 9% o número de inquéritos abertos, chegando a quase 49 mil, e em 14% a contagem de pessoas indiciadas. Já a solução dos inquéritos, em relação a 2023, cresceu 1 ponto percentual, atingindo 86%. O tempo para a conclusão caiu 26%, marcando 461 dias de duração.
O ministro Ricardo Lewandowski disse que a Polícia Federal tem garantido o estado democrático de direito no país com imparcialidade e respeito à Constituição. Ele também destacou a conclusão de inquéritos importantes, como os assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. “A elucidação desses crimes, que por anos permaneceram impunes, deram à sociedade brasileira a confiança nesta importante instituição federal de combate à criminalidade”, enfatizou o ministro.
Andrei Rodrigues também destacou a redução de 30% nas áreas de desmatamento em 2024 ante 2023, por conta da nova diretoria de Amazônia e Meio Ambiente da PF.
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil. Brasília-DF 01/02/2025 Senador Davi Alcolumbre foi eleito novo presidente do Senado Nacional. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil O senador Marcos do Val durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para votação do projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)