Haddad diz que taxação norte-americana afeta economia global
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta terça-feira (11), que as medidas dos Estados Unidos de taxação de 25% sobre importações de aço e alumínio afetam a economia global:
“A avaliação é de que medidas unilaterais desse tipo são contraproducentes para a melhoria da economia global. A economia global perde com isso, né? Com essa retração, com essa desglobalização que está acontecendo. Isso não significa defender a velha globalização, que trouxe outros desequilíbrios, mas defender um tipo de globalização sustentável, do ponto de vista social, do ponto de vista ambiental”.
Haddad disse que o Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio está centralizando as informações sobre o tema para avaliação do presidente Lula. Para Haddad, o atual ambiente internacional é de incertezas:
“Eu não sei qual é a disposição do governo americano nesse momento, né? Negociar? Até porque, em 2018, se não estou enganado, aconteceu de uma sobretaxa ser imposta e houve um recuo pouco tempo depois. Então, por isso que o MDIC está fazendo essa avaliação para levar pro presidente o quadro geral, e nós vamos avaliar conjuntamente”.
O Instituto Aço Brasil, que representa fabricantes do setor, também defendeu, nesta terça-feira, a abertura de diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos para se chegar a um acordo sobre o aumento da tarifa sobre importações.
O instituto lembra que, em 2018, quando Donald Trump também elevou a taxação do setor, uma negociação entres os países redefiniu cotas de exportação de produtos brasileiros para o mercado norte-americano.
Já a Associação Brasileira do Alumínio defendeu medidas de defesa comercial da indústria nacional contra a concorrência desleal e os impactos adversos da nova reconfiguração internacional.
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fachada do Museu de Arte de Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PH Noronha/ Divulgação Carnaval 2024 - Bloco Loucura Suburbana desfila no dia 08/02. Foto: PH Noronha/ Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 01/02/2025 – O Bloco Carrossel de emoções abre os desfiles de carnaval dos megablocos no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, reunindo gestores e gestoras municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)