Volume de serviços cai 05% em dezembro, diz IBGE
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Caminhões trafegam pela BR-040](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O volume de serviços no Brasil caiu 0,5% em dezembro do ano passado. Apesar do resultado, o setor fechou 2024 com alta acumulada de 3,1%. Esta é a primeira vez na série histórica, iniciada em 2012, que o setor registrou quatro anos consecutivos de taxas anuais positivas.Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira, 12, pelo IBGE.
O resultado negativo em dezembro foi puxado pelo setor de transportes, pressionado pela menor receita gerada pelo transporte rodoviário de cargas. Em contrapartida, houve altas em informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares. Destaque também para o setor de turismo, que cresceu 2,8%.
Na comparação de dezembro de 2024 com o mesmo período de 2023, o setor apresentou expansão de 9,5%, sétimo resultado positivo seguido.
![Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Linhas de transmissão de energia, energia elétrica.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)