logo Agência Brasil
General

Viva Maria alerta sobre a onda de calor que atinge o Brasil

Confira entrevista com a climatologista Francis Lacerda
Baixar
Mara Régia - apresentadora do Viva Maria
21/02/2025 - 07:42
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 20/02/2025 – Pessoas se protegem do sol na região central da cidade durante onda de calor. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta edição Viva Maria alerta para a onda de calor que atinge o Brasil. Para falar sobre o assunto, Mara Régia entrevista a climatologista Francis Lacerda, coordenadora do Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto Agronômico de Pernambuco.

Francis recentemente escreveu um artigo alertando sobre as graves ameaças causadas por essas ondas de calor, que podem resultar até em óbitos. A especialista explicou que as populações mais afetadas são, principalmente, as crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e moradores de regiões de baixa renda e alta vulnerabilidade.

Durante a entrevista, alerta que nesse período de calor extremo, é importância evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante os horários mais quentes, entre 12h e 16h. Durante esses períodos, a radiação solar é mais intensa, o que pode ser extremamente prejudicial para crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Também é importância manter a hidratação constante para reduzir os impactos do calor excessivo.

A climatologista destaca que a previsão é de que o calor intenso continue, pelo menos, até o final de fevereiro. Contudo, ela não descarta a possibilidade de que o fenômeno se estenda para março.

Confira a entrevista no player.