logo Agência Brasil
Culture

Carnaval: Sapucaí terá grande arrasta-pé com Acadêmicos de Niterói

Enredo da escola é sobre quadrilha, manifestação cultural nordestina
Baixar
Caio Azevedo* - estagiário da Rádio Nacional
24/02/2025 - 12:30
Rio de Janeiro
Brasília-DF- 21/02/2025 ARTE / SÉRIE CARNAVAL. série sobre escolas de samba. Crédito/ Editoria de arte.
© Crédito/ Editoria de arte.

Estrela de toda festa junina, as danças de quadrilha brilham país afora e, de tanta importância, ganharam em 2024 o título oficial de manifestação da cultura brasileira.

E para homenagear essa expressão folclórica característica das celebrações tradicionais dos meses de junho e julho, principalmente no Nordeste, a Acadêmicos de Niterói vai destacar a dança em seu enredo de 2025.

A jovem escola de samba da Série Ouro, fundada em 2018, que pisou pela primeira vez na passarela do samba em 2023, promete fazer um grande arrasta-pé na Marquês de Sapucaí.

Com o enredo “Vixe Maria”, a agremiação vai construir uma ponte entre a Passarela do Samba e o São João da cidade de Maracanaú, no Ceará, um dos maiores do país.

O carnavalesco Tiago Martins antecipou que vai contar toda a história das quadrilhas, desde a sua origem até as coreografias dos dias atuais.

Esse estilo de dança carrega cultura de diferentes povos ao redor do mundo. Com os primeiros registros na França, a dança de salão conhecida como quadrille chegou ao Brasil junto com a corte portuguesa.  Ao se misturar com a cultura brasileira, se tornou o espetáculo que conhecemos hoje.

“Vamos contar a história das quadrilhas, dos salões europeus, as danças que vieram para o Brasil com a Família Real. E no Brasil começaram a sofrer um processo de aglutinação com as tradições dos indígenas. Depois, com a cultura negra. E a partir daí vamos começar a ter uma festa junina com vários símbolos”.

Essa junção entre a dança francesa e as culturas negra e indígena deu origem às festas juninas, que estão entre as maiores e mais populares do país. E, por isso, ganha um peso maior, como avalia o carnavalesco Tiago Martins.

“Trata sobre uma das manifestações culturais do Brasil, sendo abraçada e exaltada por outra manifestação tão rica em cultura e diversidade, como é o carnaval”.

A fé não ficará de fora do desfile da agremiação de Niterói. A celebração na Avenida vai terminar em uma quermesse, importante festa católica. Com romarias e procissões, a escola vai mostrar como a religiosidade se mistura ao imaginário popular.

A Acadêmicos de Niterói promete balançar a Marquês de Sapucaí com a apresentação do seu “Vixe Maria”, no sábado, primeiro de março. A escola será a penúltima a desfilar pela Série Ouro no Carnaval de 2025.

 

*Com supervisão de Vitória Elizabeth