logo Agência Brasil
Culture

Chef israelense participa de intercâmbio gastronômico na Rocinha

Workshop será nesta terça-feira, na Biblioteca Parque
Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
31/03/2025 - 15:51
Rio de Janeiro

Um sobrevivente do ataque do grupo Hamas, que foi o estopim da guerra entre Israel e Palestina em outubro de 2023, está no Brasil. É o chef israelense Avishay Argentaro, que, além de trazer sua história de resiliência, vai proporcionar um intercâmbio gastronômico e cultural na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. 

Avishay e outros renomados chefs, como João Vieira, Embaixador da Gastronomia do Rio; Elaine Feliciano, formada pela renomada escola Cordon Bleu e especialista em confeitaria; e Patrícia Adorno, chef paraguaia que mescla técnicas ancestrais com ingredientes locais, vão interagir com alunos do curso de Gastronomia. O israelense conta o que espera desse encontro.

"Quando me disseram que eu iria para a favela da rocinha, pra mim foi como um sonho estar lá. Minha intenção é ensinar a esses jovens receitas israelenses, mas o principal para mim é ensiná-los como reagir e como deixar que sentimentos negativos como tristeza e raiva se transformem em coisas boas na cozinha. Pra mim é o melhor a se fazer".

Em 7 de outubro de 2023, Avishay, sua esposa e os dois filhos de 3 meses e 7 anos de idade escaparam do ataque do grupo Hamas. Desde então, em agradecimento por ter sobrevivido, o chef decidiu espalhar seus conhecimentos e sua mensagem de paz para o mundo. 

"Prometi para mim que irei rodar o mundo para mostrar quem somos, como somos, tentar conectar pessoas através da comida e mostrar que,  assim como os alimentos,  a gente os combina para criar uma harmonia e com as pessoas também. A gente as reúne para que interajam entre si, não para que briguem umas com as outras".

 Avishay Argentaro lembra que a ideia de vir para o Brasil transmitir sua história e seus conhecimentos partiu de um convite da Embaixada de Israel.

"Eu não escolhi o Brasil, foi o Brasil me escolheu. Eu estava em um programa de TV em Israel, a esposa do embaixador de Israel no Brasil me viu e achou que seria uma boa ideia me trazer pra cá. Depois disso, a guerra explodiu por lá. Daqui em diante, para onde for e o quanto eu puder ir pra falar da minha história, essa será a minha missão".

O workshop acontece nessa terça-feira (1°), a partir das nove horas da manhã, na Biblioteca Parque da Rocinha. A iniciativa conta com apoio da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro.