Viva Maria celebra a campanha vitoriosa do Brasil nas Paralimpíadas

Publicado en 09/09/2024 - 09:00 Por Mara Régia - Apresentadora do Viva Maria - Brasília

O Brasil teve sua melhor campanha na história das Paralimpíadas nos Jogos de Paris, conquistando 89 medalhas, sendo 25 de ouro. O país ficou, pela primeira vez, entre os cinco países com mais pódios. Para celebrar esse recorde, o Viva Maria conversa com a jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do programa Copa Delas, na TV Brasil. 

Marília destaca a conquista brasileira.

“A gente terminou em quinto lugar e até o finalzinho, até as últimas competições, a gente estava ali brigando com a Itália pra ver se ficava nesse top cinco pela primeira vez, como a gente chama ali no esporte. A gente ficou no top cinco de medalhas paralímpicas, mais uma vez confirmando essa potência que o Brasil é. Ficamos atrás apenas de China, Estados Unidos e Grã-Bretanha, que são grandes potências. Que bom, que dia feliz.”

A jornalista ressalta que a maioria das medalhas do Brasil foram conquistadas por mulheres. 

“Fica até injusto a gente só citar alguns nomes, porque foram tantas que brilharam, mas eu tenho que dizer de Carol Santiago, que também trouxe um recorde de seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata. Ela que competiu em torneios que nem é a especialidade dela, mas foi muito bem, brilhou demais. Fora da piscina, a gente tem Bruna Alexandre no tênis de mesa, tem a Beth, do arremesso de peso. Então, assim, mais uma vez as mulheres se destacaram demais.”

Apesar de toda a campanha vitoriosa, Marília Arrigoni afirma que o movimento paralímpico brasileiro ainda precisa de mais visibilidade. 

“O movimento paralímpico brasileiro é sim uma referência. Mas é claro que a gente que acompanha o esporte vê como o movimento ainda precisa de mais visibilidade, mais divulgação. São atletas maravilhosos de alto rendimento. O Comitê Paralímpico trabalha muito para o desenvolvimento de todas as modalidades, tanto na base quanto os adultos que já competem em olimpíadas e mundiais, mas tem muita coisa ainda para acontecer.”
 

Edición: Rádio Nacional / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
General

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo