Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

São Félix do Xingu é município que mais registrou queimadas neste ano

Publicado en 18/09/2024 - 16:25 Por José Carlos - Brasília

O estado do Pará decretou situação de emergência por causa das queimadas e da seca na região. A estiagem prolongada tem reduzido os níveis de água em reservatórios, rios e aquíferos, além de impacto na agricultura, no abastecimento de água potável, pecuária e outras atividades. O decreto foi assinado, nessa terça-feira (17), pelo governador Helder Barbalho.

O Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No acumulado do ano, a quantidade de incêndios no Pará já é mais que o dobro que no mesmo período de 2023.

Em um único dia, a Secretaria de Meio Ambiente registrou mais de 600 focos em áreas de Unidade de Conservação. Quase a metade, na terra indígena Kayapó, que fica na cidade São Félix do Xingu, município brasileiro que mais registrou queimadas neste ano: mais de 6 mil focos desde janeiro.

E não é só o fogo. Segundo a Agência Nacional de Águas, a mesma terra indígena Kayapó enfrenta baixas severas no nível dos rios. Essa é a situação do rio Xingu e também do rio Tapajós, na cidade de Itaituba.

O Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico registrou, nesta quarta-feira (18), situação de "estiagem extrema" no Tapajós, com apenas 1,24 cm de altura, 33 cm abaixo do recorde mínimo anterior.

Mais ao oeste do estado, a terra indígena Mãe Maria, que sofre há dias com as chamas, recebeu dezenas de indígenas e brigadistas para combater o fogo, mas as aldeias não têm estrutura para as equipes. A presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará, Concita Sompré, pede apoio para água e comida.

Com o decreto de emergência no Pará, assinado nessa terça, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil para ações de resposta ao desastre e recuperação dos cenários afetados.

*Com reportagem de Gabriel Correa.

Edición: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Salud

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
General

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educación

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisa aponta ação coordenada em incêndios no Distrito Federal

Os dados mostram que a fumaça na capital federal começou com incêndios em diferentes pontos do DF e não apenas no Parque Nacional de Brasília.

Baixar arquivo
General

Mulheres ganharam 20,7% menos que os homens em 2023

A desigualdade salarial entre homens e mulheres piorou no segundo Relatório de Transparência Salarial, divulgado nesta quarta-feira (18) pelo governo federal.

Baixar arquivo