Cruzeiros devem levar 50 mil turistas pelo Brasil durante Carnaval
![31/12/2014/Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil Transatlânticos chegam no Pier Mauá trazendo 20 mil turistas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Neste Carnaval, as viagens em cruzeiros marítimos devem movimentar mais de 50 mil pessoas ao longo da costa brasileira. De acordo com a CLIA Brasil, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, 14 navios farão embarques e escalas em diversos portos do país entre 28 de fevereiro e 5 de março.
Estudo da CLIA Brasil apontou que, entre os destinos mais procurados para curtir o Carnaval em cruzeiros, estão Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Búzios, Maceió, Balneário Camboriú, Fortaleza e Paraty, além de Buenos Aires e Montevidéu. A pesquisa revela que o gasto médio de cada cruzeirista é de R$ 668 nas cidades de escala e de R$ 877 nas cidades de embarque e desembarque.
Os impactos econômicos vão além do período da viagem. Segundo a CLIA Brasil, 60% das pessoas que já viajaram em cruzeiros voltam depois aos destinos que conheceram antes, o que pode gerar um aumento no fluxo de turistas nas cidades visitadas.
Os navios oferecem atividades para muitos perfis de viajantes, com opções que envolvem gastronomia, teatro, shows, spa, jogos e festas temáticas, o que pode atrair quem deseja aproveitar a folia de uma maneira diferente.
O Carnaval em 2025 acontece dos dias 1º a 5 de março. Em alguns lugares do país, o feriado é considerado ponto facultativo.
*Com supervisão de Rafael Gasparotto
![31/12/2014/Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil Transatlânticos chegam no Pier Mauá trazendo 20 mil turistas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pixabay EMPREGADA DOMÉSTICA - TRABALHO DOMÉSTICO. Foto: Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)