Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Published on 28/03/2024 - 19:51 By Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

Em Roma, na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Já em Jerusalém, por causa da guerra em Gaza, a poucos quilômetros dali, as ruas estão vazias, sem os tradicionais peregrinos que lotam a cidade nessa época do ano para refazer os últimos passos de Jesus Cristo. 

Na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco renovou o próprio voto de ordenação, junto com milhares de outros integrantes da igreja católica romana, no dia em que a instituição marca a fundação do sacerdócio por Jesus, durante a Última Ceia.

Francisco apelou aos sacerdotes que sejam compassivos, admitam quando se desviarem do caminho da santidade e que evitem a falsidade, a desonestidade e a hipocrisia. À tarde, o Papa foi até um presídio nos arredores de Roma, onde fez uma missa no lado externo da ala feminina, para dezenas de presas e funcionários.

Francisco lavou e beijou os pés de 12 detentas, em referência à humildade de Jesus com os apóstolos. Ele é o primeiro Papa a realizar a cerimônia do lava-pés fora das igrejas, geralmente, em prisões, lares de idosos ou hospícios, como fazia quando era arcebispo de Buenos Aires.

Em Jerusalém, ruas vazias e comércio fechado na cidade antiga. Além da guerra em Gaza, que afugentou peregrinos do mundo todo, medidas restritivas impostas por Israel impediram que até mesmo a parcela cristã da população palestina refizesse o percurso da via dolorosa, ou via crucis. Na igreja do santo sepulcro, erguida no local em que a tradição afirma que Jesus foi crucificado, apenas religiosos participaram dos trabalhos de abertura das celebrações de Páscoa.
*Com informações da Agência Reuters

 

Edition: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Human Rights

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Health

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
International

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
General

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo