Exposição sobre Maracatu Rural está em cartaz na Av. Paulista

Published on 10/04/2024 - 21:44 By Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os caboclos de lança, suas indumentárias coloridas, os cantos e danças puxados pelos mestres e mestras, os instrumentos que saem fazendo barulho pelo meio do canavial. Tudo isso poderá ser visto por quem visitar a exposição Maracatu Rural: a Magia do Canavial, que está em cartaz no Centro Cultural da Fiesp, na Avenida Paulista.

Considerado Patrimônio Cultural Brasileiro, o Maracatu Rural ou de Baque Solto, como também é conhecido, vêm do território da Zona da Mata Norte pernambucana. É uma manifestação cultural típica dos trabalhadores da cana de açúcar dessa região. Na mostra, documentos, vídeos, fotografias, textos e música contam a história dessa tradição cultural nordestina.

Histórias como a do Mestre Luiz Caboclo do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, cidade que fica a 82km do Recife. José Luiz da Silva, ou Mestre Luiz, como é mais conhecido por todos, começou a brincar maracatu aos 13 anos. Hoje, aos 65, é ele quem lidera os caboclos de lança que saem abrindo caminho com o baque solto no meio do canavial pernambucano.

O Maracatu Estrela de Ouro de Aliança foi fundado em 1966 e é um dos principais símbolos carnavalescos da cultura popular de Pernambuco. Atualmente, existem cerca de 110 grupos de Maracatu Rural, principalmente nos municípios de Nazaré da Mata, Aliança, Tracunhaém, Goiana, Condado, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Araçoiaba e Carpina.

Em Pernambuco, os Maracatus Rurais são conhecidos também como Maracatu de Baque Solto. Há também os Maracatus de Baque Virado ou Maracatu Nação. Cada um tem sua característica própria. O Maracatu Nação, por exemplo, está ligado mais às regiões urbanas e às festas organizadas por grupos de escravizados que celebravam nos pátios das igrejas a coroação do rei do congo.

Quem explica melhor essa diferença entre os dois maracatus é o curador da exposição, Afonso Oliveira.  

Além de contar a história do maracatu, a exposição também apresenta o universo do trabalho, da religião e das influências que o Maracatu Rural exerceu sobre artistas contemporâneos como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.

A exposição fica em cartaz no Centro Cultural da Fiesp, na Avenida Paulista, até 9 de junho.

Edition: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Human Rights

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
General

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Education

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo