Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Published on 03/05/2024 - 17:32 By Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu em março e chegou a 421% ao ano. Foi um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro.

Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (2) as Estatísticas monetárias e de crédito.

Esse rotativo do cartão de crédito é cobrado quando a pessoa não paga o valor total da fatura. É a taxa mais cara cobrada de pessoas físicas. Na sequência, estão o juros do cartão parcelado e o cheque-especial.

No geral, envolvendo todos os tipos de empréstimos, a taxa de juros média cobrada do consumidor comum ficou em 53,4%, uma queda de pouco mais de 5% em um ano.

O economista e professor universitário, William Baghdassarian, não espera mais reduções no resto ano pelo cenário econômico incerto.

“A gente tá num meio de um processo de tentar aprovar a reforma tributária, quando o Congresso quer colocar cada vez mais a mão no Orçamento. A gente vê uma questão de articulação política do governo, que ainda não foi tão eficiente quanto poderia. Então, a minha leitura, é que pros próximos meses a gente vai ver uma estabilidade no juros para a pessoa física e na concessão de crédito. Mas eu não vejo uma queda significativa no juros”.

O volume de dinheiro disponível para empréstimos subiu para R$ 5,8 trilhões em março, um aumento de 1,2%. Em 12 meses, esse aumento é de 8%.

Edition: Daniel Ito / Fran de Paula

Últimas notícias
Justice

Justiça determina que SP crie plano de combate à tortura nos presídios

Com o maior contigente de pessoas presas no país, o estado de São Paulo tem o prazo de 120 dias para cumprir a ordem da Justiça, caso contrário pagará multa de R$ 100 mil. 

Baixar arquivo
General

Inmet prevê frio e chuvas volumosas no RS a partir desta sexta-feira

As águas do Lago Guaíba começam a ceder mesmo com as chuvas que caíram na última quarta-feira (8). 

Baixar arquivo
Human Rights

Museu vai homenagear vítimas da ditadura no Rio de Janeiro

Local que abrigou centro de tortura do Exército é transformado em museu de memória e defesa dos Direitos Humanos. 

Baixar arquivo
Human Rights

Quando a farinha é pouca: petróleo, reforma e um bolo que não cresceu

“Meu pirão primeiro” é o sexto episódio do podcast Perdas e Danos, uma produção original da Radioagência Nacional. Em discussão, as propostas de João Goulart para a economia, como a encampação das refinarias de petróleo, a reforma fiscal e a valorização do salário mínimo. Nesse contexto de farinha pouca, o que foi vendido como um "milagre econômico", se mostrou como um momento de aprofundamento das desigualdades do país - o tal do meu pirão primeiro. 

Baixar arquivo
Cultura

Fãs de Bruno Mars esperam nova data para shows no Rio de Janeiro

Produtores procuram uma nova data após a prefeitura do Rio negar a realização de show na véspera das eleições municipais, programadas para domingo, 6 de outubro. 

Baixar arquivo
Education

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições no Encceja

O Encceja é voltado para a certificação do ensino fundamental e médio. Nele são avaliados “competências, habilidades e saberes” de jovens e adultos que não concluíram essa etapa de estudos na idade adequada.

Baixar arquivo