Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

Agência Nacional de Energia Elétrica vai compor grupo institucional

Published on 08/09/2024 - 17:45 By Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Na quinta-feira, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, se reuniu com a ministra Cármen Lúcia, no TSE, para tratar das atividades da Aneel no Núcleo Institucional.

O Núcleo tem o objetivo de assegurar a integridade, a tranquilidade e a segurança de eleitores, servidores e Juízes eleitorais durante a preparação, realização e apuração dos resultados das eleições 2024. Vai atuar na prevenção, resolução e recomposição de condições necessárias para a segurança e normalidade do processo eleitoral.

Diversos órgãos compõem o grupo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em colaboração com a Justiça Eleitoral para garantir que tudo ocorra de forma organizada durante a votação, entre eles, o Ministério Público Federal, as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência.

As eleições ocorrerão em todo o país, com exceção do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Isso acontece porque nem a capital do Brasil nem o conjunto de ilhas são considerados municípios. Logo, não elegem prefeitos nem vereadores.

A gestão de Brasília é do Governo do Distrito Federal, responsável por funções normalmente destinadas a prefeituras. Já em Fernando de Noronha, a gestão é exercida pelo Distrito Estadual de Fernando de Noronha, vinculado ao estado de Pernambuco.

O primeiro turno do pleito está agendado para 6 de outubro; já o 2º turno ocorrerá em 27 de outubro, se necessário. A votação terá início às 8 da manhã, seguindo o horário de Brasília, e encerrará às cinco da tarde. O prazo final para a diplomação dos eleitos é 19 de dezembro.

Edition: Ana Lúcia Caldas / Akemi Nitahara

Últimas notícias
Education

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Education

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Politics

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Politics

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Human Rights

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo