Viva Maria celebra a campanha vitoriosa do Brasil nas Paralimpíadas

Published on 09/09/2024 - 09:00 By Mara Régia - Apresentadora do Viva Maria - Brasília

O Brasil teve sua melhor campanha na história das Paralimpíadas nos Jogos de Paris, conquistando 89 medalhas, sendo 25 de ouro. O país ficou, pela primeira vez, entre os cinco países com mais pódios. Para celebrar esse recorde, o Viva Maria conversa com a jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do programa Copa Delas, na TV Brasil. 

Marília destaca a conquista brasileira.

“A gente terminou em quinto lugar e até o finalzinho, até as últimas competições, a gente estava ali brigando com a Itália pra ver se ficava nesse top cinco pela primeira vez, como a gente chama ali no esporte. A gente ficou no top cinco de medalhas paralímpicas, mais uma vez confirmando essa potência que o Brasil é. Ficamos atrás apenas de China, Estados Unidos e Grã-Bretanha, que são grandes potências. Que bom, que dia feliz.”

A jornalista ressalta que a maioria das medalhas do Brasil foram conquistadas por mulheres. 

“Fica até injusto a gente só citar alguns nomes, porque foram tantas que brilharam, mas eu tenho que dizer de Carol Santiago, que também trouxe um recorde de seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata. Ela que competiu em torneios que nem é a especialidade dela, mas foi muito bem, brilhou demais. Fora da piscina, a gente tem Bruna Alexandre no tênis de mesa, tem a Beth, do arremesso de peso. Então, assim, mais uma vez as mulheres se destacaram demais.”

Apesar de toda a campanha vitoriosa, Marília Arrigoni afirma que o movimento paralímpico brasileiro ainda precisa de mais visibilidade. 

“O movimento paralímpico brasileiro é sim uma referência. Mas é claro que a gente que acompanha o esporte vê como o movimento ainda precisa de mais visibilidade, mais divulgação. São atletas maravilhosos de alto rendimento. O Comitê Paralímpico trabalha muito para o desenvolvimento de todas as modalidades, tanto na base quanto os adultos que já competem em olimpíadas e mundiais, mas tem muita coisa ainda para acontecer.”
 

Edition: Rádio Nacional / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Education

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
General

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justice

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Sports

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
International

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo