Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Cidade atingirá índice extremo na próxima quinta-feira

Published on 15/09/2024 - 11:45 By Renato Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

O IUV varia de 0 a 11 e mede a intensidade dos raios ultravioletas, que podem causar queimaduras na pele, danos aos olhos e outras doenças. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, o índice ficará no ponto mais alto pelo menos até sexta-feira, quando a temperatura deverá alcançar 34 graus.

A população do estado de São Paulo vem sofrendo nas últimas semanas com a fumaça provocada por incêndios florestais, a baixa umidade do ar e a onda de calor. A capital, inclusive, chegou a ser considerada a cidade mais poluída do mundo.

Vale lembrar que a poluição do ar afeta a camada de ozônio, que protege o planeta das radiações ultravioletas, prejudiciais aos seres vivos. Os gases poluentes formam buracos na camada de ozônio, permitindo que mais radiação UV atinja a Terra.

Devido aos incêndios, o governo prorrogou até o dia 29 o fechamento de 81 unidades de conservação e investirá mais de 15 milhões de reais em ações de combate ao fogo e na contratação de aeronaves.

*Com informações da Agência Brasil

Edition: Juliana Batista/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Education

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
General

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justice

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Sports

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
International

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo