Anatel informa que obteve apoio da Cloudflare para voltar a bloquear X

Usuários têm conseguido acessar rede social desde quarta-feira (18)

Published on 19/09/2024 - 10:32 By Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diante da constatação de que era possível acessar a rede social X, nessa quarta-feira (18), aqui no Brasil, em descumprimento a ordem judicial do Supremo Tribunal Federal, a Anatel informou, por meio de nota, que conseguiu - com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudflare - que a suspensão do acesso à plataforma seja restabelecida.

A nota da Agência diz ainda que a conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF; e que serão tomadas providências cabíveis em caso de eventuais novas tentativas de driblar o bloqueio.

Mesmo suspensa desde o início do mês, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, usuários estavam conseguindo o acesso sem precisar do VPN, que era outra forma usada para burlar a suspensão, mesmo estando sujeito a uma multa de R$ 50 mil.

Agora, o acesso estava sendo possível, segundo a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), por causa de uma atualização operacional. A associação explicou que a rede X trocou o endereço eletrônico que foi bloqueado e passou a hospedá-lo nos servidores da Cloudflare, uma empresa norte-americana especializada na segurança de sites e que atende a bancos e outras grandes plataformas de internet.

O bloqueio da rede social foi determinado pelo STF porque o bilionário Elon Musk, dono do X, não indicou um representante legal da empresa no Brasil. Decisão confirmada pela primeira Turma do STF. 

A sede da rede social foi fechada no dia 17 de agosto, após a empresa ter sido multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela publicação de mensagens consideradas.

Edition: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Lei cria o Dia Nacional do Museu - 18 de maio

A lei também cria o projeto Adote um Museu para incentivar e promover a conservação e a manutenção dos museus públicos de interesse nacional, de bens e equipamentos públicos de preservação de obras sob a administração da União.

Baixar arquivo
Economy

Economistas avaliam que o aumento da Selic para 10,75% não surpreende

O economista e professor da UnB, Cesar Bergo, diz que a decisão do Copom não surpreendeu o mercado. Mas há sim repercussões negativas, já que o crédito vai ficar mais caro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro reabre unidades de conservação para visitantes

Das 39 unidades, 11 são parques que já podem receber visitantes sem restrições. Entre eles, os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Mendanha e da Ilha Grande.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Human Rights

Jovem indígena morre com tiro na cabeça durante retomada de terra

A Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no Mato Grosso do Sul, havia sido retomada pelos Guarani Kaiowá na semana passada. Outras três pessoas também ficaram feridas por balas de borracha e munição letal.

Baixar arquivo
Human Rights

Alteração no ECA quer evitar processos de adoções irregulares

A exceção dessa consulta é prevista apenas nos casos de crianças e adolescentes indígenas ou provenientes de comunidade remanescente de quilombo. 

Baixar arquivo