TSE recebe mais de 43 mil denúncias de propaganda irregular

Published on 19/09/2024 - 10:42 By Desirré Miranda - Repórter da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Faltando 17 dias para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral já recebeu 43.996 denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais em todo o Brasil. Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking, com 5.444 denúncias até agora, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem 8.575.

A maior parte das denúncias é contra os candidatos a vereador, somando 23.622 ocorrências. Em seguida, estão as notificações contra candidatos a prefeito, com 11.544.

O advogado especialista em direito eleitoral, Matheus Braga, explica que entre as principais denúncias está o uso da máquina pública por candidatos à reeleição,

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, colocação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Segundo o advogado, as regras têm como objetivo garantir isonomia entre os candidatos.

 As denúncias de irregularidades em campanhas podem ser feitas diretamente ao TSE por meio do aplicativo Pardal, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOS. 

Últimas notícias
General

Correios lançam selo e carimbo em homenagem a Paulo Freire

Nesta quinta-feira (19), data de aniversário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire, ocorre o lançamento das peças, simultaneamente, nas capitais de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
General

Operação tira do ar sites e streaming ilegais em seis países

Uma operação contra a pirataria nesta quinta-feira tirou do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais.

Baixar arquivo
General

Secretaria descarta aumento de passageiros no Santos Dumont

A Secretaria Nacional de Aviação Civil destacou também que o ofício com a proposta sugerida pelo Tribunal de Contas da União foi apenas para consulta e avaliação da Infraero e da Anac.

Baixar arquivo
General

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

O homem foi preso em casa, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, durante a Operação Arquivo Proibido, que combate a posse e a divulgação de imagens e vídeos de pornografia infantojuvenil pela internet.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Flora Paru, no Pará, pode ser transformada em reserva intocada

O objetivo é oferecer proteção integral às árvores gigantes da Amazônia, entre as quais uma da espécie Angelim Vermelho, com 88,5 metros, considerada a árvore mais alta da América Latina

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF mira em quadrilha especializada em migração ilegal

As investigações identificaram um esquema criminoso que pode ter enviado mais de 70 pessoas para os Estados Unidos.

Baixar arquivo