logo Agência Brasil
Health

Anvisa alerta sobre fraude com rótulos reaproveitados de Ozempic

Há indícios de que canetas de insulina foram readesivadas como Ozempic
Baixar
Ana Lúcia Caldas, repórter da Rádio Nacional
30/10/2024 - 10:04
Brasília (DF)
Brasília (DF) 30/10/2024 - Anvisa recebeu um comunicado da empresa responsável pelo produto biológico Ozempic® (semaglutida) – Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. – sobre indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas e reaproveitadas com rótulos de Ozempic® do lote NP5K174, que possivelmente foram retirados indevidamente de canetas originais do medicamento. 
Arte Anvisa
© Arte Anvisa

A Anvisa recebeu um comunicado da Novo Nordisk – Farmacêutica do Brasil, que produz o Ozempic (semaglutida), sobre indícios de que canetas de insulina foram readesivadas e reaproveitadas com rótulos do medicamento.

Suspeita-se que os adesivos tenham sido retirados indevidamente de canetas originais de um lote da medicação (NP5K174). Esses rótulos teriam sido utilizados em embalagens de insulina vendidas em uma fraude que ainda está sendo investigada.

A orientação da Anvisa é para que a população e os profissionais de saúde fiquem atentos às características da embalagem do Ozempic e adquiram somente produtos dentro da caixa, em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e sempre com a emissão de nota fiscal.

A Agência recomenda que não sejam adquiridos produtos de sites e de canais que comercializam medicamentos usando nomes de marcas ou aplicativos de vendas, além de perfis em redes sociais que oferecem os produtos. Também não se deve adquirir Ozempic anunciado em grupos.