Torcidas do Sport, Náutico e Santa Cruz assinam Termo de Conduta
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
As torcidas organizadas do Sport, Náutico e Santa Cruz são proibidas de terem acesso, apoio ou utilizarem recursos dos clubes em benefício próprio.
Os três clubes e a Federação Pernambucana de Futebol assinaram nessa terça-feira (11) um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do estado para tentar eliminar qualquer ligação entre os três clubes e as torcidas organizadas: Torcida Jovem do Leão, Explosão Coral e Náutico até Morrer.
No dia primeiro de fevereiro, um confronto generalizado entre as torcidas organizadas de Santa Cruz e Sport terminou com 12 pessoas feridas e 14 detidas. Vídeos nas redes sociais chocaram por causa do grau de violência. Atos que o Termo de Ajustamento de Conduta busca evitar, explicou o subprocurador-geral de Justiça, Renato da Silva Filho.
Os três clubes se comprometeram a não fornecer verbas ou qualquer forma de patrocínio às organizadas, incluindo distribuição de ingressos, transporte e alimentação.
Símbolos, faixas, bandeiras ou espaços reservados às organizadas dentro dos estádios, clubes e centros de treinamento também estão proibidos.
Os membros das organizadas devem ser excluídos da diretoria ou de emprego no clube, seja como funcionário ou terceirizado.
Os clubes também terão que implantar, em até três meses, sistemas de venda eletrônica exclusiva de ingresso, com uso de catracas com identificação facial e controle de imagens.
As medidas adotadas por meio do TAC serão revistas a cada seis meses.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Remédios,pílulas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)