logo Agência Brasil
Human Rights

DF lança campanha contra a exploração sexual infantil

Atuação será em pontos turísticos e de grande circulação de pessoas
Baixar
Priscilla Mazenotti
30/03/2025 - 11:44
Brasília
Violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Foto: Divulgação
© Divulgação

“Não é Brincadeira, é Crime!”. Esse é o tema da campanha contra a exploração sexual infantil, lançada nesta semana no Distrito Federal. O alvo da iniciativa é a população de modo geral — mas, principalmente, os profissionais do setor turístico: hoteleiros, guias turísticos, motoristas de aplicativos e taxistas, por exemplo.

O objetivo da ação, que vai atuar até o próximo dia 17 em vários pontos da capital, é promover um turismo seguro, prevenir e combater o abuso, estimular as denúncias, e capacitar profissionais. Fazer treinamentos para que eles saibam como identificar e fazer o encaminhamento correto em caso de situações suspeitas.

Os estandes da campanha vão se concentrar em locais de grande circulação de pessoas, como a Rodoviária Interestadual, estações de metrô e aeroporto.

Importante reforçar que em caso de denúncias, a orientação é usar o Disque 100. É só ligar para o número 100 do seu telefone. A Delegacia da Criança e do Adolescente também pode ser acionada. No Distrito Federal, o número é o (61) 3207-5931. Ou então, é possível consultar os conselhos tutelares e as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas.