Postos de primeiros socorros do Cristo Redentor ampliam funcionamento

Os postos de primeiros socorros do Centro de Visitação do Monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já estão funcionando durante todo o período em que o espaço fica aberto, como prevê o contrato de concessão do serviço. Eles operam das 7h às 19h, garantindo atendimento desde a chegada até a saída do último visitante. Essa é uma das ações adotadas depois da morte de um turista, por infarto, nas escadarias de acesso ao monumento quando o posto não estava aberto.
As medidas foram apresentadas nesta segunda-feira (31) pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor durante reunião da Comissão Permanente do Cristo Redentor, criada após o incidente.
Segundo o secretário Gutemberg Fonseca, um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, está sendo elaborado pelo Ministério Público Federal e deverá reunir todas as melhorias que estão sendo adotadas:
“Lembrando que, paralelo a isso, também foi instaurado um inquérito pela Delegacia do Consumidor, que vem ouvindo algumas pessoas, para que também chegue a uma conclusão. Mas esse TAC vai ser elaborado a partir do momento justamente de todas essas entregas de documentações e demais, daquilo que já está sendo implantado, dessas coisas que vêm sendo implantadas ao longo do tempo”.
Outras medidas já tinham sido detalhadas no último dia 20 pelo ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e estão dentro do Plano de Investimentos do Instituto para o Parque Nacional da Tijuca, totalizando R$ 75 milhões, anunciado no ano passado.
O plano vai garantir acessibilidade total do Alto Corcovado em até dois anos. Estão previstos ainda novos elevadores de última geração, a instalação de um plano inclinado para pessoas com deficiência – paralelo às novas escadas rolantes –, além de novos banheiros para esse público e plataformas elevatórias de acesso às lojinhas.
O ICMBio disponibilizou ainda uma ambulância do tipo UTI móvel, que está disponível também durante todo o período de funcionamento do monumento do Cristo, e antecipou a instalação de quatro ilhas de hidratação acessíveis, previstas no projeto de revitalização da área.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.