logo Agência Brasil
Health

Viva Maria: Abril Azul reforça conscientização sobre o autismo

Programa destaca desafios e direitos das pessoas autistas no Brasil
Baixar
Viva Maria
01/04/2025 - 07:55
Brasília
caminhada do autismo
© 08/04/2018/Tania Rego/Agencia Brasil

Abril começa com um chamado à conscientização. O mês é marcado pela campanha Abril Azul, que busca difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater o preconceito. A iniciativa tem relação direta com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado todo 2 de abril por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para aprofundar essa discussão, o Viva Maria convidou a ativista Andréa Medrado, mãe de uma criança autista e defensora dos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras. Ela explica que o autismo é um espectro, ou seja, cada pessoa pode apresentar diferentes características e necessidades.

"O nível 1 corresponde a autistas que precisam de pouco suporte; o nível 2 exige um apoio moderado; e o nível 3, como o da minha filha, requer suporte intenso. Além disso, o autismo pode estar associado a síndromes genéticas raras, como a Síndrome de Pitt-Hopkins, que afeta o desenvolvimento global."

Outro ponto importante é a desmistificação de fake news. Entre os mitos mais comuns está a crença de que autistas não olham nos olhos e que vacinas podem causar o transtorno. A ativista alerta para os perigos dessas desinformações:

"Hoje, com o aumento do conhecimento sobre o autismo, há mais diagnósticos. Mas isso não significa que há exagero. O diagnóstico deve ser feito por especialistas, como neurologistas e psiquiatras. Além disso, é um mito dizer que só meninos são autistas. Muitas mulheres são diagnosticadas tardiamente, pois aprendem a mascarar seus comportamentos desde a infância."

A identificação de pessoas autistas em espaços públicos também é uma pauta crescente. O uso do colar de girassol, símbolo internacional para deficiências invisíveis, tem sido cada vez mais adotado.

Atuante em movimentos sociais desde 2019, Andréa Medrado reforça a importância da defesa da inclusão:

"Faço parte da Aliança Rara, da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Inclusiva e do Conselho Distrital dos Direitos Humanos do DF. A luta por direitos é constante."

Ao longo deste Abril Azul, o Viva Maria reforça que a informação é a principal aliada no combate ao preconceito e na garantia de uma sociedade mais acessível.