Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

Ele deixou a Venezuela nesse sábado em avião do governo espanhol

Published on 08/09/2024 - 11:38 By Gabrielal Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luis (MA)

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola. De acordo com o  Governo de Espanha, o pedido partiu do próprio ex-candidato oposicionista que questiona a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais no final de julho. Na nota, o Governo da Espanha reiterou o compromisso com os direitos políticos e a integridade física de todos os venezuelanos, especialmente dos líderes políticos.

O Ministério Público da Venezuela, que pediu a prisão de Edmundo González na semana passada, confirmou que o oposicionista deixou o país, após se refugiar durante vários dias na embaixada da Espanha, em Caracas. A procuradoria informou que González solicitou asilo político na Europa e, após contatos entre os governos da Venezuela e da Espanha, o governo Maduro concedeu salvo-conduto para González deixar o país.

Enquanto isso, o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela confirmou a revogação imediata da autorização concedida ao Brasil para representar os interesses da Argentina no território venezuelano. Da mesma forma, revogou a custódia da embaixada argentina, incluindo os bens e arquivos, que havia sido dada ao Brasil, desde o início de agosto, após a expulsão de diplomatas argentinos. Seis opositores ao governo Nicolás Maduro estão refugiados no local.

Vídeos divulgados pelos oposicionistas, dentro da embaixada em Caracas, mostram o local cercado por forças policiais. Homens encapuzados fecharam a passagem de veículos na rua e a eletricidade foi cortada.

Segundo a ONG de direitos humanos Foro Penal, quase 1,8 mil pessoas foram presas por causa de protesto contra o processo eleitoral na Venezuela.

Edition: Ana Lúcia Caldas / Akemi Nitahara

Últimas notícias
Economy

BC aumenta Selic em 0,25% e juros passam para 10,75% ao ano

Entre as justificativas para medida, tomada por unanimidade pelos diretores do Banco Central, estão as estimativas de aumento dos preços ao consumidor e pressões no mercado de trabalho.

Baixar arquivo
Economy

Com seca que atinge Manaus - AM empresas de navegação aumentam preços

Hoje, o nível do Rio Negro em Manaus registrou a marca de 15,53 metros, nível acima de 2 metros quando foi registrado a maior seca, em 16 de outubro do ano passado, com 13,59 metros.

Baixar arquivo
Economy

Nova Lei Geral do Turismo prevê incentivo à aviação

A lei prevê que 30% recursos Fundo Nacional de Aviação Civil sejam usados para ações relacionadas ao incremento do turismo pela aviação.

Baixar arquivo
Politics

Câmara aprova flexibilização de regras de licitação em caso calamidade

A nova lei criou regras excepcionais para licitações devido as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, mas podem valer para qualquer situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal ou pelos estados.

Baixar arquivo
Economy

Petrobras chega a um milhão de acionistas individuais na bolsa

Segundo a estatal, a marca é inédita e, em cinco anos, houve um crescimento de 170% do número de pessoas que têm ações da companhia.

Baixar arquivo
Economy

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo