Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

Com capacidade de processar 21 milhões de metros cúbicos por dia

Published on 13/09/2024 - 20:08 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

 Petrobras inaugurou nesta sexta-feira a maior unidade de processamento de gás natural do país, com capacidade para processar até 21 milhões de metros cúbicos por dia.

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

A previsão é que a unidade entre em operação comercial no início de outubro, recebendo gás natural do pré-sal da Bacia de Santos por meio do gasoduto Rota 3, que começou a operar nesta semana.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, serão investidos R$ 20 bilhões de reais no Complexo, que vai contar ainda com unidade de refino de lubrificantes, querosene de aviação e diesel. Também há previsão de construção de duas termelétricas.

Em discurso na cerimônia de inauguração, o presidente Lula afirmou que o ato era uma espécie de reparação, em referência ao que a empresa e funcionários passaram durante a Operação Lava Jato, quando o Comperj teve as obras paralisadas.

O Complexo ganhou o nome de Boaventura por causa do Convento São Boaventura, construção em ruínas do século XVII localizada dentro da unidade e que é tombada pelo Iphan. A Petrobras assinou um protocolo de intenções para criar uma parceria com poder público e a sociedade para avaliar alternativas de implantação de um espaço cultural e turístico no local.  

Edition: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economy

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
General

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo