Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Regra tem exceção para casos de prisão em flagrante

Published on 20/09/2024 - 17:34 By Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições municipais não poderão ser presos. A data marca os 15 dias que antecedem o primeiro turno eleitoral, no dia 6 de outubro.

A regra está no artigo 236 do Código Eleitoral. Nesse período, os membros das mesas receptoras e os fiscais de partidos também não poderão ir para prisão. Tudo isso, com exceção dos casos de prisão em flagrante.

Para os eleitores, a regra começa a valer cinco dias antes e vai até 48 horas depois do encerramento da eleição. Nesse período, a pessoa só vai poder ser detida em flagrante delito; condenação por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

O advogado criminalista, Antonio Gonçalves, explica que a regra existe para proteger as candidaturas.

“A proibição da prisão de candidatos é justamente uma proteção para que não tenha uma perseguição política ou um revanchismo eleitoral.  Então, é uma proteção aos candidatos para que consigam exercer da melhor maneira o regime democrático”.

Apesar das restrições, crimes, como um roubo de celular, devem ser denunciados e o criminoso pode ser preso, diz o advogado.

“E, ainda que o policial não veja, a depender do lapso temporal entre o roubo ou furto e a descoberta, aí o que pode acontecer é que o crime não tenha mais um flagrante, mas o furto ou roubo permanece, então não tem problema nenhum quanto a isso”.

Caso alguém seja preso, o caso deve ser levado imediatamente ao juiz competente para avaliar se mantém a pessoa presa ou não.

Edition: Daniel Ito/ Izabella Silveira

Últimas notícias
Politics

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições municipais não poderão ser presos. A data marca os 15 dias que antecedem o primeiro turno eleitoral, no dia 6 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Polícia do Rio identifica 34 pessoas que provocaram incêndios

Trinta e quatro autores de incêndios criminosos praticados no Rio de Janeiro foram identificados por meio da Operação Curupira, resposta da Polícia Civil no combate às queimadas que atingiram diversos parques do Estado. Cinco já foram presos e nove indiciados.

Baixar arquivo
General

Senacon quer explicações sobre relação comercial entre Latam e Voepass

Familiares das vítimas do acidente de 9 de agosto, em Vinhedo, no interior paulista, questionam a falta de clareza na comunicação sobre qual companhia seria responsável pelo serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo aponta aumento de poluição do Tietê e pior resultado desde 2012

A mancha de poluição na Bacia do Rio Tietê, que corta quase todo o estado de São Paulo, aumentou 47 quilômetros e saltou para 207 quilômetros, de acordo com as últimas medições, feitas este ano.

Baixar arquivo
Politics

Lula vai aos EUA para participar da Assembleia Geral da ONU

Neste ano, o tema central da Assembleia Geral da ONU é “Unidade na diversidade, para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. 

Baixar arquivo
General

Primavera começa no dia 22 de setembro; o que esperar para a estação?

Meteorologista diz que, em 2024, a primavera deve ser um pouco mais chuvosa que no ano passado, mas dentro da normalidade, já que, em 2023, as chuvas atrasaram por conta do El Niño.

Baixar arquivo