Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Para ser um doador a pessoa precisa manifestar o desejo à família

Published on 20/09/2024 - 18:43 By Nathalia Maciel - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Nos primeiros seis meses deste ano, mais de quatro mil órgãos e cerca de oito mil córneas foram doadas para a realização de transplantes em todo país. O aumento em relação a 2023 foi de 3,2%.

Apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para uma parte das pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, de cada 14 pessoas que manifestam interesse em doar, apenas quatro realmente o fazem. E o motivo foi a recusa da família.

Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

De acordo com a pasta, os órgãos mais doados foram os rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão. Entre os tecidos, a córnea e a medula óssea estão no topo da lista. Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS). No ano passado, esse número foi de 13.900.

Arthur Silva, de 18 anos, se mudou para São Paulo no começo deste ano, quando descobriu que precisava de um transplante de pulmão. Ele conta que, após deixar um emprego na capital federal, passou a se sentir mais cansado e com dificuldade de respiração. Os médicos constataram que o jovem havia sido contaminado por sílica, uma substância tóxica que pode ser encontrada na poeira de tinta, por exemplo.

Arthur, que passou pelo transplante de pulmão em julho deste ano, agora segue uma rotina de cuidados e faz questão de praticar esportes. Para ele, o transplante representou uma vida nova. “Quando o médico me deu a notícia de que eu precisava fazer um transplante, que não tinha outra saída e que não havia remédio, foi um baque para mim e para a família em si. Agora, depois do transplante, minha vida ainda está se organizando. Faço muito acompanhamento médico, mais do que antes do transplante, com vários exames para verificar se o órgão está se comportando bem. Então, a vida é totalmente nova", conta Arthur.

Para fazer a doação, a pessoa pode expressar sua vontade para a família ou deixar seu desejo registrado em um documento. A família também pode comunicar a equipe médica que tem intenção de fazer a doação. E os profissionais de saúde também devem conversar com os familiares e a sociedade como um todo.

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Lembre-se: fale com sua família e seja um doador.

*Com supervisão de Roberta Lopes

Edition: Roberta Lopes/Pollyane Marques

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Education

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
General

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Health

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
International

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo