O volume de serviços cresceu 1,1% em outubro no Brasil, na comparação com o mês anterior, puxado pela alta dos transportes e atingiu novo recorde da série histórica. Ficou quase 18% acima do nível pré-pandemia. As informações estão na Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quarta-feira (11) pelo IBGE.
O levantamento apontou que os serviços de transportes cresceram 4,1% em outubro, com taxas positivas nos quatro modais: terrestre, aquaviário, aéreo, e armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio. Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o transporte aéreo exerceu o principal impacto positivo no mês devido à queda observada nos preços das passagens aéreas.
Outro setor que apresentou expansão foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com aumento de 1,6%. Já as atividades de informação e comunicação; outros serviços e serviços prestados às famílias registraram queda no mês de outubro.
No acumulado no ano, em relação ao mesmo período de 2023, o setor de serviços cresceu 3,2%, com altas em quatro das cinco atividades de divulgação.