Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida nega as acusações

Published on 06/09/2024 - 21:17 By Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, na noite desta sexta-feira (6). Em nota, o presidente disse que era insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual e moral. As denúncias foram divulgadas pela imprensa.

Nesta sexta, em entrevista a uma rádio, Lula afirmou que não poderia permitir que se tenha esse tipo de comportamento no governo.

A Polícia Federal e a Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriram investigação sobre o fato.

O caso foi tornado público pelo site Metrópoles, que divulgou as denúncias da organização Me Too Brasil contra o ministro dos Direitos Humanos. Segundo a reportagem, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também teria sido uma das vítimas.

A Me Too Brasil confirmou que recebeu as queixas contra Silvio Almeida, mas que preserva a identidade das denunciantes.

Pelas redes, a ministra Anielle Franco divulgou nota pública em que diz que não é aceitável relativizar ou diminuir os episódios de violência. Disse ainda que reconhecer a gravidade e agir imediatamente é o correto. E ressaltou a ação contundente do presidente Lula e agradeceu manifestações de apoio.

O ministro nega as acusações. Em vídeo divulgado na quinta-feira (5), ele classifica as ilações como absurdas.

Nesta sexta-feira, Silvio Almeida pediu à Justiça que a Me Too esclareça - em 48 horas - uma série de questionamentos, como os procedimentos tomados durante as denúncias e os métodos de apuração.

O Ministério dos Direitos Humanos ainda divulgou nota dizendo que as acusações surgiram depois de a pasta não aceitar tentativas indevidas de interferência da Me Too Brasil na licitação para o serviço do Disque 100.

Edition: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Health

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Politics

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
General

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Health

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo