Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

16 de setembro é o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

Published on 16/09/2024 - 07:02 By Mara Régia - Apresentadora do Viva Maria - Brasília

O Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio é comemorado todos os anos no dia 16 de setembro. A data marca o aniversário da ratificação do Protocolo de Montreal, ocorrido em 1987. O tratado visa à redução e a proibição de substâncias que destroem a camada de ozônio com os gases CFC.

Para falar nesse assunto, o programa Viva Maria  convidou o pesquisador sênior Paulo Moutinho, do Ipam Amazônia. Ele estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região e falou sobre os perigos do aquecimento global. 

Confira a entrevista no player acima

Edition: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Health

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Politics

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
General

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Health

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo