Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

O acidente aéreo provocou a morte de 62 pessoas

Published on 06/09/2024 - 22:01 By Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea, divulgou, nesta sexta-feira (6), informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo, São Paulo, no dia 9 de agosto. As sessenta e duas pessoas a bordo, incluindo quatro tripulantes, morreram no acidente.

O voo saiu de Cascavel, no Paraná, e seguia em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Segundo os dados das caixas pretas recuperadas, os pilotos relataram falha no sistema de desgelo da aeronave. Os dados indicam que o sistema responsável por evitar o acúmulo de gelo nas asas foi ligado e desligado várias vezes, mas os pilotos não declararam emergência ou reportaram condições adversas. 

Dados atmosféricos indicaram que a temperatura do norte do Paraná até São Paulo ficou abaixo de zero grau, favorecendo a formação severa de gelo na aeronave. 

Tenente-coronel Paulo Mendes Fróes destacou que não existe um único fator para o acidente. Ele sintetiza os fatos já apurados.

"As informações metereológicas estavam disponível antes do horário da decolagem. Havia condições de formação de gelo severo na rota. A tripulação em nenhum momento declarou emergência tanto para os órgãos de controle do espaço aéreo quanto para outras aeronaves que porventura estivessem próximas ao Passaredo 2283". 

As manutenções da aeronave estavam em dia, e os pilotos também tinham treinamento específico para voar com esse modelo de avião.

As investigações devem continuar seguindo três linhas: fatores humanos; condições da aeronave e o desempenho técnico dos tripulantes.

O Cenipa esclareceu que é responsável pela investigação relacionada a segurança dos voos. As responsabilizações civil e criminal cabem às polícia Federal e Civil.  

Edition: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
International

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Politics

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Sports

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
International

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo