Brasil tinha mais de 830 mil pessoas em domicílios coletivos em 2022

A maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção.

Published on 06/09/2024 - 10:35 By Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 830 mil pessoas moravam em domicílios coletivos, no Brasil, em 2022. A grande maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção. Nesses locais, 96% eram homens e, a cada quatro, três tinham entre 20 e 39 anos. As informações, divulgadas nesta sexta-feira (6/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são do Censo 2022.

Ainda em relação aos domicílios coletivos, mais de 19% do total de pessoas, ou seja, cerca de 160 mil, viviam no ano da pesquisa em asilos e instituições de longa permanência. A maioria (quase 60%) era composta de mulheres, nas regiões Sul e Sudeste do país.

Os asilos também registraram a maior taxa de analfabetismo. Considerando apenas as pessoas com 60 anos ou mais, o percentual alcançou 30,5%; bem acima dos 17% registrados para essa faixa etária, considerando o total da população que vive no Brasil.

O Censo Demográfico de 2022, referente aos tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos, mostra também que 160 mil pessoas residiam em domicílios particulares improvisados. A grande maioria em tendas ou barracas de lona, plástico ou tecido.

Nestes casos, as taxas de analfabetismo entre os maiores de 15 anos que viviam em locais públicos foram superiores às verificadas entre a população brasileira, chegando a 16%.
 

Edition: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
General

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Politics

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Sports

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Sports

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
General

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo